Laudo de Inspeção Predial
A Inspeção Predial é a análise isolada ou combinada das condições técnicas de uso e manutenção da edificação. Na prática, é uma avaliação com o objetivo de identificar o estado geral da edificação e de seus sistemas e componentes construtivos com os dados colhidos durante a vistoria predial. São observados os aspectos de desempenho, funcionalidade, vida útil, segurança, estado de conservação, manutenção, utilização e operação.
Para que serve o Laudo Inspeção Predial?
Com ele o síndico poderá obter uma visão ampla e detalhada do estado de conservação e manutenção da edificação, conhecendo os pontos críticos a serem corrigidos. Traz a lista de prioridades técnicas e visa auxiliar a gestão predial. Dentre as aplicabilidades da inspeção e suas vantagens, destacam-se:
• Auxilia na revisão de manuais de síndicos e proprietários, quando contratada na época da assistência técnica da construtora, a fim de subsidiá-la;
• Preserva a garantia da construção quando aliada ao manual do síndico e proprietários para melhor orientar o condomínio na boa prática das atividades de manutenção já recomendadas pela construtora;
• Verifica o estado de conservação da edificação, além de informar as condições gerais da edificação, podendo ser utilizado em avaliações de imóveis, além de estudos de valorização e modernização;
• Dá subsídios técnicos e o “estado real” da edificação para estudos preliminares para retrofit;
• Auxilia em transações imobiliárias (compra e venda de imóveis e locação), informando o estado de conservação e alertando para eventuais necessidades de reparos importantes;
• Auxilia na gestão condominial (síndico e administradora), quando elaborada dentro de uma periodicidade, a fim de atestar e verificar a evolução do estado de conservação do imóvel, além de auxiliar a boa manutenção;
• Reduz o prêmio de seguro, pois atesta o estado de conservação e manutenção do imóvel.
Laudo Cautelar de Vizinhança
O Laudo de Vizinhança ou Laudo Cautelar de Vizinhança, é o documento legal que visa evitar ações judiciais em casos de danos causados por uma obra em imóveis localizados em seu entorno. A partir de uma inspeção realizada nos imóveis localizados na área de abrangência de um canteiro de obra, é feito um registro fotográfico e escrito do padrão construtivo, tipologia, idade estimada, estado de conservação e de eventuais anomalias e falhas existentes nos sistemas construtivos dessas edificações.
Para que serve o Laudo de Vizinhança?
O Laudo de Vizinhança fornece informações técnicas que possam auxiliar na definição de procedimentos construtivos e na execução de serviços preliminares à obra. Durante a vistoria da vizinhança são registradas as anomalias e falhas construtivas existentes nos imóveis localizados na área de abrangência do canteiro de obras, mitigando possíveis ações jurídicas durante ou após a construção.
AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS URBANOS
Você sabe o que é avaliação de imóveis urbanos?
Para que um bom investimento no mercado imobiliário seja feito, é necessário ter conhecimento sobre o valor do imóvel em questão.
A avaliação de imóveis urbanos é determinada através de metodologias e técnicas para fundamentar o valor justo destes.
Conhecer o valor das propriedades e empreendimentos imobiliários é de suma importância quando se tem como objetivo aumentar o controle patrimonial, mensurar a rentabilidade da carteira imobiliária, ou realizar atividades de compra, venda, fusão e aquisição.
No caso dos métodos de avaliação de imóveis urbanos, que serão abordados no artigo, o processo tem como base as premissas previstas na Norma Brasileira (NBR) 14653 da ABNT.
Qual sua definição de acordo com a ABNT NBR 14653?
De acordo com a ABNT NBR 14653-1:2019, a avaliação de imóveis urbanos consiste em uma análise técnica realizada por um profissional especializado, engenheiro de avaliações, que irá identificar qual é o valor do bem, bem como seus custos, direitos e frutos.
Com essas informações em mãos, o profissional irá determinar quais são os indicadores de viabilidade desse imóvel, pensando em sua utilização econômica, para determinadas finalidades.
Além de identificar qual é o valor do imóvel propriamente dito, também é possível identificar se o imóvel é seguro, além de auxiliar na contratação de seguros imobiliários ou no uso do patrimônio como garantia em alguma situação.
PERÍCIA JUDICIAL / ASSISTÊNCIA TÉCNICA
A perícia de engenharia civil é uma etapa fundamental no contexto de um processo judicial que envolve questões relacionadas à construção civil, infraestrutura ou qualquer outra área de engenharia. Ela se refere a uma investigação técnica e imparcial realizada por um engenheiro civil qualificado e experiente, que tem como objetivo analisar os aspectos técnicos e científicos de um caso para fornecer informações objetivas e precisas ao tribunal. A importância desse processo é inegável, uma vez que pode influenciar significativamente o resultado final de um litígio e garantir que a justiça seja feita.
Desempenha um papel fundamental na solução de processos judiciais envolvendo questões técnicas e científicas relacionadas à construção civil e infraestrutura. Sua imparcialidade, análise técnica especializada e produção de provas confiáveis contribuem para a justiça, a resolução eficaz de litígios e a proteção da segurança pública. Portanto, é essencial contar com a expertise de engenheiros civis peritos para garantir a integridade e a equidade do sistema judicial em casos relacionados à engenharia civil.
Laudo de Recebimento de Obra
Entenda melhor o que é o Laudo de Recebimento de Obra:
Atualmente os construtores edificam torres residenciais e comerciais num período de 01 (um) ou 02 (dois) anos, entretanto, o processo construtivo acelerado somado à falta de fiscalização e à mão de obra desqualificada geram graves consequências.
É comum o construtor entregar empreendimentos onde alguns ou vários sistemas e componentes construtivos estejam em desacordo com as normas técnicas vigentes, leis estaduais e municipais. Na grande maioria das vezes essas não conformidades passam despercebidas pelos administradores e gestores de condomínio, fazendo com que o construtor se isente de tais responsabilidades após alguns anos de uso, ocupação e manutenção das áreas comuns e privativas do condomínio.
Para que serve o Laudo de Recebimento de Obra?
Visando se resguardar de responsabilidades, bem como solicitar o que é de direito, o condomínio realiza a contratação do Laudo de Recebimento de Obra.
A elaboração do trabalho se inicia com vistorias técnicas às áreas comuns da edificação, onde são registradas todas as não conformidades através de fotos. Posteriormente os projetos, memoriais e licenças são analisados, afim de se detectar se houve alguma divergência ou pendencia quanto aos itens entregues pelo construtor. Após receber o laudo elaborado, devidamente assinado e registrado, o condomínio o apresenta ao construtor que por sua vez deverá realizar as devidas ações corretivas.
Laudo de Entrega de Obra
Na fase final da obra o construtor realiza a contratação do Laudo de Entrega de Obra, que deve ser realizado em duas etapas. Na primeira etapa é feito um Check List de Entrega de Obra, onde são registrados todos os itens que se encontram em desacordo com as normas técnicas vigentes, leis municipais e estaduais.
Após a constatação de todas as não conformidades o construtor realiza as correções dentro de um prazo pré-determinado. Uma vez sanadas todas as não conformidades o construtor solicita nova vistoria, sendo esta a segunda etapa. Na ocasião é realizada a constatação da conformidade de todos os sistemas e componentes construtivos da edificação através de registro fotográfico.
Para que serve o Laudo de Entrega de Obra?
Após a entrega da obra é comum o condomínio realizar manutenções, inserções de sistemas de segurança, automação ou até mesmo a reforma de determinadas áreas.
Durante esta etapa vários condôminos e prestadores de serviços circulam nas áreas internas da edificação, causando danos aos sistemas e componentes, e em alguns casos até mesmo furtando equipamentos e objetos. Visando se isentar destas e de outras responsabilidades que na ocasião não são de sua respectiva incumbência o construtor entrega para o condomínio o Laudo de Entrega de Obra devidamente registrado e assinado, no qual consta o registro fotográfico da integridade e conformidade da edificação no ato de sua entrega.
Inspeção e Gestão de Garantia
O Laudo de Garantia é uma avaliação multidisciplinar que tem o objetivo de identificar o estado geral da edificação e de seus sistemas construtivos. Nele são apontadas as anomalias construtivas que se manifestam na edificação no decorrer do prazo de garantia, conforme estabelece o SINDUSCON – Sindicato da Indústria da Construção.
Para que serve o laudo de garantia?
Após o recebimento do imóvel é possível que ocorra o surgimento de trincas, fissuras, vazamentos, oxidação de componentes metálicos, infiltrações, afundamento de pisos assentados diretamente sobre o solo, mau funcionamento de sistemas e componentes da edificação e etc. Diante das anomalias que se manifestam, o Laudo de Garantia do imóvel apontará quais destas são de incumbência do construtor e quais são do próprio condomínio. Com o laudo de garantia em mãos o gestor do condomínio poderá acionar o construtor para que o mesmo realize os devidos reparos, bem como poderá realizar a contratação de mão de obra e compra de materiais para que as anomalias construtivas provenientes de falhas de uso, de ocupação e/ou de manutenção, sejam reparadas.
Os apontamentos realizados no Laudo de Garantia do Imóvel são embasados em diversas normas técnicas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, no manual do síndico, nos projetos do empreendimento, nas boas práticas construtivas e nas característica dos materiais empregados. Todas as anomalias (endógena, exógena, natural, funcional) , falhas (de planejamento, de execução, operacionais e gerenciais) e não conformidades, serão enumeradas e classificadas quanto ao seu grau de criticidade.
ART de reforma para Apartamento
A ART para reforma em apartamento é um documento imprescindível para a realização de quaisquer intervenções em edificações verticais. Toda obra de imóvel que modifique a estrutura do prédio ou seu entorno deve ser cuidadosamente analisada por um profissional habilitado para emitir a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), devidamente assinada por um engenheiro ou RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) assinada por um arquiteto urbanista.
Para que serve a ART de reforma?
O serviço de emissão de ART para reforma em apartamento é prestado por empresas especializadas em arquitetura e engenharia com foco em condomínios. Essas prestadoras de serviços oferecem assessoria completa para síndicos no gerenciamento de reformas, avaliação técnica de projetos apresentados à administração do edifício e emissão de laudos técnicos precisos em cada etapa da construção ou reforma.
Ao contratar o serviço, o processo é bastante simples: a empresa agenda uma vistoria no imóvel, verifica se todas as modificações são possíveis e então emite a ART para reforma em apartamento em poucas horas. Qualquer reforma que envolva estruturas fundamentais, impermeabilizações, aumento de carga na laje ou mesmo funções sistêmicas deve ser apresentada ao responsável pelo edifício com a devida ART e outros documentos pertinentes.
Vistoria em Condominio com Drone / Laser Scanner
Uma das recomendações da ABNT NBR 5674:2012 – Manutenção de Edificações é realizar a inspeção da fachada e de todos os seus elementos com periodicidade de pelo menos três anos. Além de atender as prescrições do relatório ou laudo de inspeção.
Uma metodologia com alta eficácia que reduz tanto o tempo quanto o custo dessa atividade é a inspeção de fachada com uso de uma Aeronave Remotamente Pilotada (RPA – Remotely Piloted Aircraft) ou o conhecido drone.
Vantagens
Com drone é possível realizar uma filmagem completa em alta resolução (HD) de todos os pontos da fachada. Essa investigação detalhista pode registrar problemas não observados a olho nu, como por exemplo: infiltrações, descolamento ou furos no revestimento e/ou fissuras e trincas.
O profissional do método tradicional (alpinismo industrial) pode realizar o registro fotográfico dos principais pontos observados. No entanto, nessa atividade as variáveis custo e tempo são superiores quando comparadas a vistoria com drones.
Certamente o serviço de vistoria com drones tende a ser mais rápido e seguro, haja vista, por exemplo, em caso de queda do equipamento (drone), ele pode ser substituído, mas a vida humana em serviços de altura, não. Este artigo não visa menosprezar o serviço de alpinismo. Vale destacar que essa atividade é suma importância para serviços de reparo, por exemplo. Entretanto é razoável considerar que para vistoria de fachadas, o uso de RPA é mais proveitoso.
Para que serve?
Com os resultado em mãos, o engenheiro analisará o registro fotográfico (ou de filmagem) e irá indicar as possíveis falhas no sistema de fachada com as devidas recomendações de ações corretivas. Para então elaborar o laudo de inspeção predial de fachadas.
Para agregar valorização profissional desse serviço é importante inserir no referido laudo a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) fornecido, respectivamente, pelo
engenheiro. além de constituir o acervo técnico do profissional.
Diagnóstico de Nível de Maturidade BIM
O Diagnóstico Organizacional é uma maneira eficaz de olhar para uma organização para determinar as lacunas entre o desempenho atual e o desejado e a partir dele definir os alvos futuros, identificar as falhas de capacitação e construir estratégias para cobrir essas lacunas. Os resultados obtidos no diagnóstico são apresentados ao cliente em uma reunião específica. O objetivo desse reunião é consolidar o conhecimento do grau de maturidade BIM da empresa, perceber os pontos que necessitam de melhorias e estabelecer um plano de ações para os ajustes e melhorias necessárias.
Para que serve o Diagnóstico de Nível de Maturidade BIM?
O Planejamento deriva do Diagnóstico e consiste no estabelecimento claro dos objetivos do BIM a serem atingidos, de um orçamento dos custos da implantação e de um cronograma de trabalho e de sua métrica de avaliação do progresso.
Implantação e Implementação BIM
Dependendo do ponto de partida, o escritório deverá planejar uma transição ou uma substituição envolvendo treinamento adequado para a equipe, de acordo com suas funções e participação no processo, o que já se concatena com o foco pessoas. O foco pessoas é fundamental na estratégia de implantação. Os profissionais devem ter a experiência necessária, capacidade de trabalhar bem tanto com a equipe interna quanto com equipes externas, ser flexíveis a mudanças e se manter atualizados na tecnologia, que tem avanços contínuos.
Por que Implantar BIM?
As empresas que usam o BIM, tem benefícios no cronograma, estimação e análise de risco, mais processos colaborativos e um melhor gerenciamento de instalações. O BIM também oferece a oportunidade de tentar soluções previamente, antes da construção da estrutura no local: com um modelo executáveis, a estrutura pode ser prototipada virtualmente. As partes do projeto podem compreender e revisar o projeto mais facilmente, o que ajuda a garantir sua precisão e integridade, e visualizar e avaliar alternativas em termos de custo e outros parâmetros do projeto.
Desenvolvimento de Projetos 3D
Atualmente, o Projeto 3D tornou-se uma importante ferramenta para engenheiros e arquitetos. Segundo eles, é uma revolução para os profissionais que atuam na área ao apresentar modelagem tridimensional de casas, prédios entre outros empreendimentos. Os materiais gráficos ricos em detalhes e realismo impressionam e até confundem quem é de fora do setor.
Esse recurso colabora de diversas formas nas relações entre clientes, arquitetos, empreiteiros e das empresas com o mercado imobiliário.
Por que desenvolver projetos em 3D?
Melhor visualização do produto final
Apresentações com maior realismo
Projetos desenvolvidos em menor tempo
Melhoria no planejamento e na execução de projetos
Valorização no mercado de arquitetura
Gerenciamento de Obras 4D / 5D
O uso do BIM está relacionado a todo o ciclo de vida da edificação. Depois, se adicionarmos a variável “tempo” a esse modelo, teremos outra dimensão do BIM chamada de 4D, que se refere ao planejamento inteligente da obra.
Dessa forma, se adicionarmos a variável “custo”, temos o BIM 5D, que nos permite efetuar orçamentos mais assertivos e um cronograma físico-financeiro mais realista e previsível, devido a riqueza de informações disponíveis no modelo, e sua forma automática e precisa de extração de quantitativos e insumos.
Essa nova metodologia aliada com suas ferramentas tecnológicas proporcionam ao profissional de orçamento um nova perspectiva, com foco na análise estratégica dos dados, ao invés de gastar um grande e valioso tempo em tarefas operacionais voltadas à extração dos mesmos.
Por que Gerenciar a obra em 5D?
As ferramentas BIM de autoria para elaboração de projetos são de grande importância no processo de orçamentação do BIM 5D. Com elas, é possível gerar modelos 3D da edificação já com as informações de insumos, permitindo a extração automática de quantitativos com alto nível de precisão.
Essas ferramentas, sejam de modelagem, como o Revit ®, ArchiCAD ® e Vectorworks ®, ou de autoria de projetos, como o QiBuilder ®, possuem funcionalidades para extração de quantitativos e manipulação de quantitativos e insumos.
Além das ferramentas citadas acima, existem no mercado uma gama de ferramentas especializadas no BIM 4D e 5D, como AutoDESK Navisworks ® e Trimble Vico ®, que podem importar os modelos 3D da edificação em diversos formatos, como o IFC em formato aberto: OpenBIM, exportado pelas ferramentas BIM de projetos.
Vistoria de Obra com Drone / Laser Scanner
Com a implementação da tecnologia cada vez mais presente em nossas vidas, hoje podemos obter muito mais mobilidade e praticidade no dia-dia com o auxílio de ferramentas tecnológicas que, com o tempo, evoluem e passam a integrar em efetivo a vida do ser humano. Não seria diferente, também, nas indústrias e nos ramos profissionais em geral; então criou-se a inspeção de obras com drone.
Por que vistoriar uma obra com Drone/Laser Scanner?
A inspeção de obras com drone têm o poder de realizar a inspeção em menor tempo, coletar informações de localidades antes impossíveis e agir com um custo relativamente baixo, as empresas ganham a oportunidade de inspecionar toda a área necessária e ainda diminuir o tempo entre uma inspeção e outra.
Treinamentos de Equipes - Novas Metodologias
O treinamento em equipe é uma ação cada vez mais buscada pelas empresas que desejam trazer à tona toda a produtividade, evolução de seus processos e motivação de seus funcionários – propondo a possibilidade de solucionar ruídos de comunicação que prejudicam tanto o desempenho de empregados, individualmente, como no trabalho junto aos seus colegas.
Por que manter a rotina de treinamentos para suas equipes?
Manter as equipe preparadas para entender e operar os novos equipamentos e plataformas do mercado que são lançados todos os anos.
Aspectos como preparação e estratégias de relacionamento com os outras equipes, empresas e clientes também são essenciais.